quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Umbanda

Umbanda é uma religião milenar e brasileira em suas origens. O termo Umbanda nunca existiu em outro lugar fora do Brasil. A palavra Umbanda é derivada da palavra AUM-BHAN-DAN que significa o Conjunto das Leis Divinas.

A Umbanda foi revelada aos primeiros habitantes da Terra (Raça Vermelha), há aproximadamente 1 milhão de anos por seres de grande evolução que encarnaram na Terra com a finalidade de incrementar o ciclo evolutivo deste planeta.

Com o passar dos tempos esses seres evoluídos saiam do processo de reencarnação e voltavam para seu ciclo de evolução normal em seus lugares de origem.

AUMBHANDAN surgiu no Planalto Central Brasileiro e com o passar do tempo foi levada ao resto do mundo.

Foi neste período que os fundamentos de AUMBHANDAN passaram a ser deturpados, pois começaram a ocorrer encarnações de seres cósmicos de baixa evolução.

Perderam-se os valores morais e intelectuais, onde as Leis Divinas foram ignoradas e substituídas pelas próprias Leis dos Homens.

Após muitos e muitos anos, depois dos valores de AUMBHANDAN terem chegado quase ao fim, o Astral Superior achou por bem resgatar toda a sua tradição.

Iniciou-se o Movimento Umbandista, idealizado há cerca de 500 anos pelo Plano Astral, na época do descobrimento do Brasil.

A partir daí era esperar o momento certo para a UMBANDA renascer.

Em 1898, após a abolição da escravatura, uma entidade chamada Caboclo Curugussú preparava o ambiente Astral do Brasil para a reimplantação do AUMBHANDAN.

Em 15 de novembro de 1908, um rapaz de 17 anos, chamado Zélio Fernandino de Moraes, natural de Niterói RJ, foi incorporado por um espírito, chamado Caboclo das 7 Encruzilhadas, o qual declarou fundado o primeiro Templo de Umbanda. Era o renascimento da Umbanda.

Em 1956, o Mestre W.W. da Matta e Silva, através da Entidade Pai Guiné de Angola inaugurou outra fase da Umbanda através do seu livro UMBANDA DE TODOS NÓS

Acreditamos que a Umbanda é a fusão de 04 raízes esotéricas, sendo elas a Raiz Ameríndia (contendo conceitos religiosos da primeira raça humana, preservados pelos antigos Tupi-Guaranis e seus sofridos descendentes), a Raiz Melanida (contendo conceitos da antiga raça negra, preservados principalmente pelos iorubanos), a Raiz Ariana (contendo conceitos esotéricos da antiga raça branca, preservados especialmente pelos Ases Arianos) e a Raiz Heleno-Semita (contendo conceito esotérico do Universo compreendido com um organismo vivente (a Astronomia), que nos foi legado pelos nosso antepassados egípcios-helênicos; ao conceito esotérico do poder criador da palavra (a Cabala), que nos legaram nossos antepassados semitas; ao conceito esotérico da transmutação da essência-matéria e do próprio indivíduo (a Alquimia), que nos foi legado pela escola do Califado de Córdoba e ao conceito esotérico do poder do amor fraternal e da misericórdia (o Cristianismo Essênico), que nos legaram nossos antepassados essênios-cristãos).

Quem estuda o movimento religioso chamado Umbanda Popular ou simplesmente Umbanda, apercebe-se de imediato da intensa mistura de conceitos esotéricos de outras religiões, como que embutidos em sua elástica doutrina ainda não codificada. São conceitos esotéricos Egípcios, Sumerianos, Caldeus, Brahmânicos, Védicos, Hebreus, Cristãos, Católicos, Tupi-Guaranis e Africanos, consubstanciados na Astrologia, Reencarnação, Karma, Chackram, Prâna, Cabala, Jesus, Anjos, Arcanjos, Santos, Diabo, Defumação, Ervas, Fumo, Caboclos, Orixás, Axés, Guias e Pretos-Velhos. Todos estes conceitos esotéricos se fundem em uma imensa "salada religiosa", praticada por mais de 50.000.000 de brasileiros, de uma forma ou de outra.

AUM-BHAN-DAN: O Conjunto das Leis Divinas

O Círculo de Estudos Umbandísticos "ORDEM DO CÍRCULO CRUZADO", sob a responsabilidade de Mestre Itaoman, conforme consta no livro "Pemba, a Grafia Sagrada dos Orixás", da Editora Thesaurus, exprime o AUM-BHAN-DAN sob a forma de dez conceitos:

1º Conceito Básico: DEUS

2º Conceito Básico: O ESPÍRITO - A ENERGIA - O ESPAÇO CÓSMICO

3º Conceito Básico: O PLANO ESPIRITUAL

4º Conceito Básico: O LIVRE ARBÍTRIO E A LEI DE CAUSA E EFEITO

5º Conceito Básico: O CAOS E A CRIAÇÃO DO UNIVERSO ASTRAL

6º Conceito Básico: O AUMBHANDAN É A VIA DE REASCENSÃO REGIDA PELOS MÉDIUNS DIVINOS: OS ARASHAS (ORIXÁS)

7º Conceito Básico: A VIDA É PURIFICAÇÃO E A MORTE UM INTERVALO

8º Conceito Básico: A SOMA DE AÇÕES INDIVIDUAIS

9º Conceito Básico: AS REENCARNAÇÕES

10º Conceito Básico: A LEI REVELADA: A CORRENTE ASTRAL DE AUMBHANDAN

Para maiores detalhes sugerimos livros tais como: UMBANDA DE TODOS NÓS, W.W. da Matta e Silva, Editora Ícone; AUMBHANDAN - A PROTO-SÍNTESE CÓSMICA, F. Rivas Neto, Editora Ícone; PEMBA - A GRAFIA SAGRADA DOS ORIXÁS, Mestre Itaoman, Editora Thesaurus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com a gente

Minha foto
Vila Velha, ES
Rua Vasco Coutinho, Nº 777, Barra do Jucú Cep:29102-010 Telefone: 27- 3244-7499