terça-feira, 28 de outubro de 2014

Um cheirinho de Alecrim



Lúcia Helena dos Santos
 
Há dias em que temos a impressão de se estar dentro de um espesso nevoeiro. Tudo parece monótono, difícil e o coração fica triste. É a noite escura da alma. Era meu aniversário e justamente um desses dias estranhos, quando uma voz interior me disse: Voce precisa tomar chá de Alecrim. Fui ao jardim e lá estava o nosso viçoso pé de Alecrim. Interessante é que quase todos os que visitam os nossos jardins demostram afeição e respeito pelo Alecrim.

Confesso que nunca liguei muito para ele. Mas, naquele dia, com toda reverência, colhi alguns ramos, preparei um chá e o servi em uma linda xícara. O aroma era muito agradável e, a cada gole que bebia, senti a mente ir clareando. Uma sensação de bem estar e alegria foi se espalhando pelo corpo e senti uma enorme satisfação.

Fiquei muito impressionada com a capacidade dessa planta transmitir alegria. Aliás, o nome Alecrim já lembra alegria.

Resolvi pesquisar a respeito e - veja só que maravilha!

O Alecrim – Rosmarinos officinalis – planta nativa da região mediterrânea, foi muito apreciada na idade média e no renascimento, aparecendo em várias fórmulas, inclusive a ´A água da rainha da Húngria´, famosa solução rejuvenescedora.

Elizabeth da Húngria recebeu, aos 72 anos, a receita de um anjo (ou um monge?) quando estava paralítica e sofria de gota. Com o uso do preparado, recobrou a saúde, a beleza e a alegria. O rei da Polônia teria chegado a pedi-la em casamento!

Madame de Sévigné recomendava a água de Alecrim contra a tristeza, para recuperar a aleria. Rudolf Steiner afirmava que o Alecrim é, acima de tudo, uma planta calolífera que fortalece o centro vital e age em todo o organismo. Além disso, equilibra a temperatura do sangue e, atravé dele, de todo o corpo. Por isso, é recomendado contra anemia, menstruação insuficiente e problemas de irrigação sanguíne. Também atua no fígado. E uma melhor irrigação dos órgãos estimula o metabolismo.

Um ex-viciado em drogas revelou que tivera uma visão de Jesus que o tornou capaz de livrar-se do vício. Jesus sugeria que tomasse chá de Alecrim para regenerar e limpar as células do corpo, pois o Alecrim continha todas as cores do arco-íris.

O Alecrim é digestivo e sudorífero. Ajuda a assimilação do açúcar (na diabete) e é indicado para recompor o sistema nervoso após uma longa atividade intelectual. É recomendado para a queda de cabelos, caspa, cuidados com a pele, lesões e queimaduras, para curar resfriados e bronquites, para cansaço mental  e estafa, ainda para a perda de memória, aumentando a capacidade de apendizado.

Existe uma graciosa lenda a respeito do Alecrim. Quando Maria fugiu para o Egito, levando no colo o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que a sagrada família passava por elas. O lilás ergueu os seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu o seu cálice. O Alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu-se lamentando não poder agradar ao menino. Cansada, Maria parou à beira do rio e, enquanto a criança dormia, lavou as suas roupinhas. Em seguida, olhou ao redor, procurando um lugar para estendê-las. `O Lírio quebrará com o peso e o liás é alto demais`. Colocou-as então sobre o Alecrim e ele suspirou de alegria, ela agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao sol durante toda a manhã.`Obrigada gentil Alecrim, disse Maria. `Daqui por diante ostentará flores azuis para recordarem o manto azul que estou usando. E não apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sutentaram as roupas do pequeno Jesus, serão aromáticos. Eu abençoo folha, caule e flor, que a partir desse instante terão aroma de santidade e emanarão alegria`.

domingo, 12 de outubro de 2014

Calendário da Fraternidade - trimestre

Outubro
                                  
11         Sábado – Caboclo e Preto Velho - 16:00

17         Sexta-feira – Campanha do quilo - 09:00

18         Sábado – Esquerda –  16:00

27         Segunda-feira ---- Cura - 19:00

 Novembro        
                   
1          Sábado – Caboclo e Preto Velho  16:00     

21         Sexta-feira – Campanha do quilo -  9:00

22         Sábado – Esquerda -16:00

27         Quinta-feira – Cura -19:00
 
 Bazar: 28, 29 E 30 apartir das 14:00 HS             
    
  Dezembro         
                   
13         Sábado – Caboclo e Preto Velho - 16:00

19         Sexta-feira – Camoanha do quilo - 09:00

27         Sábado – Cura - 16:00

Fale com a gente

Minha foto
Vila Velha, ES
Rua Vasco Coutinho, Nº 777, Barra do Jucú Cep:29102-010 Telefone: 27- 3244-7499