quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Protetores da Fraternidade

 
 


O Templo da Fraternidade Luz do Caminho, foi construído com o amor e a dedicação de muitos Irmãos Fraternos, desde a primeira tábua até o primeiro tijolo. Ao longo desses anos, tivemos as bençãos de Deus para edificar a casa que está sempre aberta para receber os Irmãos que buscam a paz, o amor, a harmonia, a tranquilidade de suas vidas espiritual e física. Aqui todos são recebidos igualmente, assim como nos ensinou Jesus, porque somos Irmãos e sem qualquer distinção.

Graças a Deus essa casa da fraternidade recebe, primeiro, a proteção Divina, do Construtor Maior. E somos, ainda, abençoados com a proteção de:

Nosso Senhor Jesus

Cabocla Sara

Irmã Sheila

Grupo Socorrista Hilário Silva

Dias  da Cruz

7 Faixas da Umbanda Iluminada
 
Olhamos para o Céu e Agradecemos ao Pai pela força e energia que descem para o Templo e que nos permitem receber sempre de braços abertos aos Irmãos que aqui chegam. Que o Senhor esteja conosco!

 

Bazar da Caridade

 
 El Greco-Museu do Prado
  
 
DATA: 07, 08 e 09 de DEZEMBRO 2012
HORA: 14:00 às 20:hs
LOCAL: GRUPO FRATERNIDADE LUZ DO CAMINHO
 O bazar beneficente é promovido pelo Grupo Fraternidade Luz do Caminho.
Nesse bazar estarão à venda uma variedades de panos de prato, toalhas de mão, jogos de banho e outros acessórios que podem ser para uso próprio  ou para presentear nesse Natal. Todas as coisas são confeccionadas por nossas amadas Irmãs-voluntários da nossa instituição.
 Os resultado da venda é para a ajudar na manutenção de nosso templo.
 
Participe e traga a famílias e os amigos. O bazar também é um momento de confraternização entre os irmãos médiuns, os assistentes e os nossos voluntários.

E desde já que todos tenham um Natal de muita Luz Divina no seio de suas familias.

Homenagem a Iansã e Oxum

 
 
Dia: 04 de dezembro
Nossa Amada Mãe Iansã é a senhora dos ventos. Essa energia nós não vemos, mas a sentimos, pois a todo instante também nos direcionamos de um lado para outro. Nossa mãe Iansã é Dona do direcionamento. Ela só entra em nossas vidas, como direcionadora da Lei, caso a direção que estejamos dando à nossa evolução e religiosidade não siga a linha correta traçada pela Lei Maior (Ogum).
 Quando não é possível reconduzir o ser à linha reta da evolução, uma das Iansãs intermediárias cósmicas, que atuam em seus aspectos negativos, paralisa o ser e o retém em um dos campos de esgotamento mental, emocional e energético, até que ele tenha sido esgotado de seu negativismo e tenha descarregado todo o seu emocional desvirtuado e viciado.
 A Senhora das Energias Puras Eólicas, nos traz a vida porque sem o ar não viveríamos. Ela nos dá direcionamento, pois sem ele seríamos como um carro sem motorista. Quando ficamos sem saber o que fazer, que rumo tomar, não devemos sentir vergonha de pedir à nossa amada Mãe Iansã, um direcionamento na vida, principalmente em negócios difíceis de serem resolvidos, nos relacionamentos sentimentais e em tudo que precisar de um encaminhamento correto. Como Guardiã de um dos Mistérios de Deus, ela anula as injustiças e dilui os acúmulos emocionais.
 Como Divindade Cósmica ela tem como atribuição atrair magneticamente os espíritos negativos, recolhê-los em seus domínios e retê-los, até que esgotem seus negativismos, para só então devolvê-los às faixas neutras, de onde serão redirecionados para a luz ou para a reencarnação. Como magnetismo aéreo, reflete em nós idealização, lealdade, sustentação, movimentação, circulação, ordenação, segurança, etc.
 A nossa amada mãe Iansã, eólica por excelência, irradia-se no fogo e no tempo e fixa-se nos cristais, no mineral e na terra. Dilui-se na água e absorve no vegetal. Basta errarmos, para que ela nos envolva em uma de suas espirais, impondo-nos um giro completo e transformador dos nossos sentimentos viciados. A energia básica eólica é fundamental ao arejamento mental e ao equilíbrio emocional das pessoas. Se absorvermos muito dessa energia, tornamo-nos emotivos e “aéreos”, mas se absorvemos pouco, aí nos tornamos densos e bitolados. Ela areja nossa mente, direciona nossa evolução e fortalece nosso sentimento virtuoso.
Salve, salve, Iansã!


Dia: 08 de dezembro



 

domingo, 11 de novembro de 2012

Defumação de Terreiro

Vamos defumar a casa do senhor
Para implorara vossa proteção
Nosso gongá é pequenino
Nosso terreiro é quase nada    ( bis )
Mas as graças do senhor
São encontradas
OXALÁ
 Oxalá mandou
Que eu girasse na umbanda
Mas na sua gira a dar
Só espinhos colheu
Oxalá mandou
Que eu girasse
E aos seus filhos nunca esquecer.
CRUZAMENTO DO TERREIRO
Nesta casa tem quatro cantos
Cada canto tem seu santo
Cada santo tem seu nome
Pai divino espírito santo
 Abre as portas ,oh gente
Que ai vem Jesus
Ele vem cansado
Com o peso da cruz
Vem de porta em porta
Vem de rua em rua
Vem salvar as almas
Sem culpa nenhuma
 DEFUMAÇÃO PARA OS MÉDIUNS
Com licença pai ogum
Filhos vão se defumar
Umbanda tem fundamento
Que é preciso confirmar  ( bis )
 Com incenso e benjoim
Alecrim e alfazema
Defumar filhos de fé
Com as ervas da jurema
DEFUMAÇÃO PARA A ASSISTÊNCIA
 Nossa senhora incensou seus amados filhos
Para deles seus males tirar ou
Dá licença minha aldeia de caboclos
Para o mal sair e o bem entrar
 YEMANJÁ   X   OGUM
 As rosas brancas são de Yemanjá
Rosas vermelhas são de pai ogum
As vermelhas escarlates são de ogum
E as rosas brancas são de Yemanjá
 
XANGÔ
  
Em cima daquela pedreira
Tem um livro que é de xangô       (BIS)
 Kaô, kaô, kaô, cabecile   ( bis )
 
OXOSSI
 Oxossi quando vem, ele vem aos pés da cruz
Trazendo a proteção para os filhos de Jesus  ( bis )
E a terra tremeu, e a terra tremeu
A terra tremeu na cruz
Mas não tremeu Jesus   ( bis )
  IBEIJIS
 Antes do sol nascer
A lua surgiu, madrugada chegava
A lua clareia as  matas
Ela é cor de prata
Como clareia o juremá
Eu vi as crianças sentadas
Brincando na areia
São os sete filhos de Yemanjá
E viva as Ibeijadas.
ALMAS
Mas elas vão para o cruzeiro divino
Aonde as almas vão rezar
Elas choram de alegria
Quando os filhos se combinam
E choram de tristeza
Quando não quer combinar
 

domingo, 4 de novembro de 2012

Calendário Novembro


Dia 07 – quarta-feira – Dança Circular – 19:00 hs

Dia 10 – sábado – Caboclo e Preto Velho – 16:00 hs
 
Dia 16 – sexta-feira – Campanha do quilo – 9:00 hs

Dia 17 – sábado - Esquerda - 16:00 hs

Dia 19 - segunda-feira - Estudo – 19:00 hs

Dia 27 – terça-feira – Cura – 19:00 hs

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Respeito à Natureza


 

Oferenda aos Sagrados Orixás e Guias Espirituais é uma das coisas mais belas e importantes que o umbandista de fé tem em sua caminhada espiritual.
 
Os pontos de força da natureza são um recurso natural da religião onde ao fazer uma oferenda a um Orixá ou Guia, recebemos o seu Axé, consagramos objetos para assentamentos e elementos de trabalho, descarregamos nossas energias negativas, sendo o ponto de força da natureza o último recurso contra as investidas das trevas, colocados à disposição de todos em 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias e 6 horas por ano. – Que benção!
Porém, a conscientização de como entrar e sair desses campos vibratórios, de como firmar ou ‘oferendar’ Forças Divinas e de preservar a natureza se faz necessária.
 Irmãos de fé, é necessário o respeito pela Natureza. A Umbanda não está dentro dos terreiros limitada em quatro paredes, ela está na Natureza, no tempo, no campo Santo.
Não podemos dizer que somos umbandista se degradarmos as matas, os rios, o mar, as cachoeiras, os jardins, as ruas, os cemitérios, as avenidas, as encruzilhadas.
Não podemos pedir ou exigir respeito se não respeitamos o próximo, se não respeitamos as vias públicas e residências, afinal você gostaria de encontrar um “trabalho” arriado em sua porta?Para ser umbandista basta “Amar ao próximo como a si mesmo, respeitar a Natureza e a Deus acima de tudo”.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Nanã Buruquê



 
Senhora Santana
Quando andou no mundo
Cada passo que dava
Criava uma fonte
E os anjos vieram
Beber água nela
Ai que hora tão linda
Que senhora tão bela
 
O céu era lindo
O mar tão singelo

Neste gongá de Oxalá

Sarava Nanã Buruquê de Umbanda

Salve senhora Santana.

 

Bater Cabeça


 
Antes da abertura dos trabalhos religiosos, os médiuns devem bater cabeça para os Orixás perante o Congá. Para isso, o médium deve posicionar-se de bruços e deitado em frente ao Congá, ou ajoelhar-se com as mãos no mesmo nível que a cabeça, Bate-se a Cabeça, primeiramente firmando o frontal e as frontes direita e esquerda à fim de pedir proteção e fluidificar-se para as tarefas, recebendo as energias concentradas no congá. Nesse momento, o ato de bater cabeça representa um ato de humildade, obediência e resignação aos preceitos religiosos da Umbanda.

Deve-se, em uma rápida prece mental, pedir a licença para trabalhar “neste chão” e pedir auxílio a Deus, aos Orixás e aos Guias espirituais, para um melhor desempenho de nossas funções mediúnicas, recebendo o axé dos Orixás donos deste Templo Sagrado.
Há outras circunstâncias em que se realiza o ato de bater cabeça.
Há momentos em que se bate cabeça para a Mãe de Santo do Terreiro em sinal de respeito (vale observar que o respeito a sua “Mãe de Santo ” é fundamental e definitivo no caminho da espiritualidade, pois ela é o condutor de sua vida espiritual e religiosa).

Nossa religião é ritualística, então se no inicio batemos a cabeça para pedir licença, proteção e bons trabalhos, no final batemos a cabeça agradecendo pelos trabalhos e pedindo a proteção até a próxima gira.
Fonte: Fraternidade Luz do Caminho

Fale com a gente

Minha foto
Vila Velha, ES
Rua Vasco Coutinho, Nº 777, Barra do Jucú Cep:29102-010 Telefone: 27- 3244-7499